Quanto melhor você reconhecer emoções, melhor pago você será.

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Você certamente conhece os emojis, aquelas figurinhas que representam emoções em nossas conversas nos diversos aplicativos de troca de mensagens nos computadores, celulares e tablets. Você é capaz de reconhecer todas as emoções que elas expressam? E quando são pessoas que as expressam, você também as reconhece? Pois saiba que essa habilidade pode refletir na sua carreira e salário.

Essa percepção vem de Gerhard Blickle, um psicólogo da Universidade de Bonn, na Alemanha.

Um estudo recém publicado pela sua equipe mostra como ser capaz de ler as emoções ajuda o seu trânsito no local de trabalho e, desta forma, a ganhar mais.

De acordo com Blickle , as pessoas que se destacam em reconhecer emoções “são consideradas por seus colegas mais social e politicamente competentes que outras. Seus supervisores também atribuem melhores habilidades sociais e políticas para essas pessoas. E, mais notavelmente, seus rendimentos são significativamente maiores.”

No experimento, 142 adultos foram convidados a olhar para as imagens e ouvir gravações de atores e crianças expressando seus sentimentos. Eles foram convidados a dizer que emoção (tristeza, raiva, felicidade, etc.) estava por trás daquelas expressões.

A taxa média de sucesso foi de 77%. Os reconhecedores “muito bons” identificaram 90% das emoções e os reconhecedores fracos atingiram 60%.

Após o teste, os pesquisadores perguntaram aos colegas e supervisores dos participantes quão politicamente experientes eles eram. Se pareciam sinceros, influentes, e se estabeleciam relações rapidamente no trabalho.

A equipe replicou o estudo com 156 participantes diferentes e controlaram as variáveis sexo, idade, formação, horas de trabalho e título.

“Nós controlamos todas estas variáveis,” relata Blickle. “O efeito da capacidade de reconhecer emoções sobre o rendimento ainda permaneceu.”

O estudo de caso sobre a inteligência emocional nos negócios é tão forte que algumas empresas de vanguarda começaram a incorporá-la nos processos relacionados a contratação e gestão.

Nos anos 90, a L’Oreal começou a usar a inteligência emocional na sua contratação de vendedores. Aqueles contratados levando-se em consideração suas habilidades emocionais venderam 91.370 dólares a mais, em média, por ano, do que seus pares , gerando um aumento de receita líquida de mais de 2,5 milhões de dólares.

Mais recentemente, o império da pizza de Chicago Lou Malnati’s vem colocando a inteligência emocional no centro de seus negócios.

“Não tem nada a ver com a pizza de Chicago”, CEO Marc Malnati disse à Business Insider. “Existem 2.400 pessoas na empresa, e o grande trabalho é manter os relacionamentos e cuidar das as pessoas.”

E você? É emocionalmente inteligente. Faça o teste agora clicando aqui e descubra.

Tradução livre de matéria do site Business Insider. Para vê-la na íntegra acesse: http://www.businessinsider.com/emotional-intelligence-and-money-2014-12#ixzz3LUP2jf9f

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