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Você sabe como funciona o Google?

Entenda como funciona os principais fatores de busca e como eles atuam influenciando no rankeamento do seu site.

Muitas pessoas nos perguntam, “como eu faço para o meu site ser bem posicionado nas pesquisas do Google?”. Ou ainda, “porque o meu site não aparece quando busco o ramo do meu negócio na internet?”

Uma analogia simples que fazemos é:  imagine que você está em um grande supermercado procurando um produto especifico, qual marca é mais fácil de encontrar? Aquela que tem uma embalagem grande, com um rotulo chamativo, com todas as informações importantes de maneira visível ou uma embalagem pequena, apenas com o nome da marca e poucas informações sobre o que se trata o produto?

Pois agora imagine que esse supermercado é a internet, onde tem literalmente mais de um bilhão de produtos semelhantes. Logicamente que essa é uma abstração muito básica, mas eficiente para entender como esse sofisticado algoritmo do Google funciona.

Na prática não é tão simples assim, em poucos segundos ele analisa uma serie de critérios para encontrar o melhor resultado para as palavras buscadas. E a cada dia são realizadas 3,5 bilhões de buscas e desde a fundação do Google, em 1998, o número de sites indexados ultrapassa os 60 trilhões.

Fundamentalmente o Google funciona utilizando robôs, como o Googlebot, Crawler ou Spider, que vão procurando através dos links as páginas da internet e assim classificam e organizam dentro dos seus servidores. Quando uma busca é feita o algoritmo, formado por eles, exibe os resultados priorizando os que tiverem um conteúdo melhor e mais relevantes para os usuários.

Outro fator que influencia na exibição é se os resultados são pagos ou gratuitos, chamados de orgânicos.

O tipo mais comum de resultado pagos são aqueles exibidos em cima dos orgânicos e feitos por meio de anúncios, através do Google Ads. Eles têm um tipo de indexação diferente da orgânica, que segue outros critérios que abordaremos num post futuro.

Os orgânicos seguem essa lógica que abordamos de rankeamento pelo algoritmo, quanto mais interessante, compatível e pertinente a busca melhor ele é posicionado.

 

E a maneira mais primaria desse algoritmo saber se o site é compatível com o que ele procura é através do seu conteúdo.

Observando primeiro as “áreas de destaque”, que são:

  • Page Title (título da página)

É aquele texto que aparece na aba do navegador, sendo a primeira coisa que o Google “vê”.

  • Headings (Cabeçalho)

É uma indicação dentro do código da página, que indica os subtítulos e sua hierarquia dentro do site. Indo do H1, que é o mais importante ao H6.

  • Textos

É todo o conteúdo do site e quanto mais sinônimos das palavras chaves buscadas estiverem no conteúdo, desde que de forma relevante, maior é o indicativo de relevância.

  • URL

É o endereço do link na internet, quanto mais otimizado melhor. Por exemplo: www.supermercadogrande/produtoquevoceestaprocurando

  • Atributo Alt

É uma “legenda” das imagens, o Google lê e assimila a informação através dela, quando não é possível exibir a imagem.

 

Depois do conteúdo, o algoritmo do Google passa a analisar a autoridade do site.

Seria como, quanto mais pessoas falando de você maior sua probabilidade de estar no topo do ranqueamento. Então, por exemplo, se um site de receitas fala do produto especifico que você está procurando e indica um supermercado ele se beneficia nas buscas do algoritmo.

E por último, dentre os itens básicos, é avaliada a experiência do usuário.

Ele encontrou o que procurava no site, ou voltou ao Google? As páginas carregaram rápido? Quanto melhor for o “resultado” que seu site oferecer, mais bem avaliado ele vai ser pelo algoritmo.

A essa altura, você já deve ter entendido que não basta ter um site para sua empresa, é preciso que ele seja bom, ofereça um conteúdo relevante e seja desenvolvido de forma adequada para otimizar o rankeamento do Google.

E para isso você pode contar com os serviços da Akademy Marketing . Aqui, desenvolvemos sites responsivos, utilizando técnicas de SEO, e outras estratégias de marketing digital que vão te ajudar na divulgação dos seus produtos ou serviços online.

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