fbpx
segunda-feira , 24 de fevereiro de 2020

TESTE – VOCÊ TEM UMA BOA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Todos nós conhecemos pessoas que têm total controle de suas emoções. Elas permanecem calmas em uma situação de crise e tomam decisões com sensibilidade, a despeito da situação ser estressante.

Também conhecemos pessoas que têm a capacidade de ler as emoções dos outros. Elas sabem o que dizer para fazer com que as pessoas sintam-se melhor, e também sabem como fazer para inspirá-las a agir.

Pessoas assim têm alta inteligência emocional (IE). Elas têm relacionamentos fortes e gerem situações difíceis com calma e efetivamente. Elas também são propensas a ser resilientes diante da adversidade.

O conceito de Inteligência Emocional

O QI (quociente de inteligência) determinado pelas habilidades matemáticas e espaciais e pelo raciocínio lógico tinha forte ligação com o sucesso de uma pessoa, isso até pouco tempo atrás.

Esse é um tema que abre novas discussões, devido o conceito de “Inteligência Emocional”, proposto por Daniel Goleman, em seu livro, onde essa é apresentada em cinco áreas de habilidades:

• Autoconhecimento Emocional;
• Controle Emocional;
• Automotivação;
• Reconhecimento de emoções em outras pessoas;
• Habilidade em relacionamentos interpessoais.

Inteligência emocional caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas. Isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação, autoconsciência.

O conceito de “Inteligência Emocional” é apontado atualmente como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas.

Como as habilidades da “Inteligência Emocional” são mais aprendidas do que inseridas, a I.E. pode ser atingida através de treinamento e prática, portanto exige persistência.

Então, quão emocionalmente inteligente você é? E como você pode desenvolver ainda mais sua IE? Descubra em poucos minutos fazendo o teste abaixo.