fbpx

Sim ou não? Difícil responder? A Assertividade pode lhe ajudar nesta questão.

Você se lembra de uma situação onde você queria dizer não e acabou dizendo sim? Quanto de tempo, trabalho e preocupação desnecessários você já não gastou por conta disso?

Temos uma tendência natural a colocar as necessidades das outras pessoas acima das nossas. Isso é cultural. Fomos educados em casa, na escola e na sociedade que devemos ser dessa maneira. Mesmo quando não pensamos assim, a dificuldade surge na hora de expressarmos e colocarmos isso em prática nas nossas interações diárias.

A solução para isso é assertividade, que é a arte de comunicar o que você quer sem ser agressivo e sem tomar uma postura submissa, como que pedindo um favor.

Quando você não é suficientemente assertivo, você acaba por achar que os outros estão “mandando” na sua vida, o que lhe deixa com sentimento de impotência, como se estivessem passando por cima de você. Quando você não se permite a habilidade de se posicionar e falar o que pensa, você perde oportunidades de satisfação pessoal e realização.

Ser assertivo requer precisão, equilíbrio e acreditar que os seus direitos e necessidades são tão válidos quanto as dos outros. Quando você trata as pessoas com justiça e respeito você recebe o mesmo tratamento de volta. E melhor, passa a ser reconhecido por isso.

Ser assertivo é um desafio, mas é uma habilidade que pode ser aprendida. Tudo começa com uma boa compreensão de quem você é e no valor que você agrega – esta é a base da autoconfiança. Quando você se comunica de forma assertiva, você age com justiça e empatia, não com agressão, intimidação ou passividade.

Se a falta de assertividade é uma barreira para o seu desempenho pessoal e profissional, saiba que existem práticas desenvolvidas em ambientes de treinamento que lhe ajudarão a aprimorar a sua assertividade.

decor

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.