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Seis questões definitivas no planejamento estratégico

Ouve-se falar muito em planejamento estratégico para médias e grandes empresas. E para as pequenas? E para o pequeno e iniciante empreendedor? Ele terá que ficar grande para começar a fazer planejamento estratégico?

Pois é. E se eu te falar que se ele não fizer o planejamento estratégico desde pequeno, ele corre um grande risco de não ficar grande? Por isso escolhi este artigo para compartilhar com você e desmistificar o planejamento estratégico anual de uma forma simples e prática para que você faça o seu.

Sempre que você tiver que definir ou redefinir a direção da sua empresa, há seis questões, em ordem específica, que você deve responder corretamente. Como diz a expressão em inglês “garbage in, garbage out (GIGO)”, atribuída ao técnico da IBM George Fuechsel, que literalmente significa, “lixo entra, lixo sai”, com dados são assim, se você insere lixo, sai lixo do outro lado. A qualidade do seu pensamento e decisões é determinada unicamente pela qualidade das informações que você toma como ponto de partida.

  1. Onde você está agora? Qual é a sua situação atual? Se o seu negócio estivesse em apuros e você contratasse uma empresa de consultoria externa para te ajudar, a primeira coisa que os consultores fariam seria determinar seus níveis exatos de vendas em cada área de produto/serviço, a rentabilidade relativa de cada um de seus produtos e serviços, as tendências em cada área, a quantidade de dinheiro que você tem e terá no futuro previsível, e sua posição em relação à sua concorrência. Estes são todos os tipos básicos de informação que você pode e deve gerar para si mesmo.
  2. Como você chegou aonde você está hoje? Quais foram os fatores e decisões que levaram à sua situação atual? Seja seu próprio consultor. Esteja preparado para enfrentar a verdade nua e crua sobre como você chegou até onde você está hoje. Recuse-se a esquivar ou exagerar, especialmente quando você tem problemas com vendas e rentabilidade.
    Jack Welch insistia que seus gerentes praticassem o “princípio da realidade”, que ele definiu como “estar disposto a enfrentar o mundo como ele é, ao invés da maneira que você deseja que ele poderia ser.”
    Você não consegue resolver um problema ou uma situação difícil, a menos que você tenha a coragem de enfrentar os fatos diretamente como eles são. Reavalie todas as atividades do seu negócio. Tudo o que você está fazendo é necessário para ganhar e manter os clientes? Que economia você pode gerar por uma parceria com outras empresas para fazer um trabalho ou diminuir custos indiretos? Você poderia compartilhar um armazém ou uma planta industrial com uma empresa vizinha? Você pode compartilhar um departamento de contabilidade? Que atividades você pode terceirizar sem reduzir a qualidade ou o serviço aos seus clientes?
  3. Onde você quer estar a partir daqui? O que você quer realizar? Descreva de maneira clara o resultado desejado ideal para o seu negócio. Olhe para daqui cinco anos e imagine que seu negócio será perfeito. Quanto maior a clareza que você tem sobre onde você quer estar em um momento específico no futuro, mais fácil será para você criar um grande plano de negócios ou projeto, que lhe permitirá sair de onde você está hoje para onde você quer.
    Seja específico sobre seus objetivos futuros e o resultado desejado. Por exemplo:
    • Quantos produtos você estará vendendo em cinco anos?
    • Quanto você estará ganhando (bruto e líquido), e como isso se compara com seus concorrentes?
    • Quantas pessoas estarão trabalhando no seu negócio?
    • Quem serão seus clientes, e onde estarão localizados?
  4. Como você sairá de onde você está hoje para onde você quer estar no futuro? Quais são os passos que você terá que dar para criar o seu negócio futuro ideal? Faça uma lista. Anote cada coisa que você possa pensar que você tenha que fazer para atingir seus objetivos no futuro.
  5. que obstáculos você terá que superar? Que problemas você terá que resolver? De todos os problemas ou obstáculos que estão entre você e seus resultados futuros desejados, quais são os maiores ou mais importantes? Se você ainda não é uma empresa de crescimento rápido e altamente rentável, por que não é? O que está te atrasando? Quais são as restrições críticas ou fatores limitantes para o crescimento? Às vezes, apenas identificar e remover um bloqueio ou um obstáculo crítico pode transformar sua empresa em um empreendimento mais rentável.
  6. Que conhecimentos, habilidades ou recursos adicionais serão necessários para alcançar seus objetivos estratégicos? Que competências ou recursos adicionais você irá precisar se pretende liderar o seu segmento nos próximos anos? Todo negócio começa e cresce em torno de um conjunto de competências essenciais, mas há quase sempre competências essenciais adicionais que você precisa adquirir ou desenvolver ao longo do tempo. Se a sua empresa já é líder de mercado, então explore as novas áreas nas quais você pode se destacar. Acima de tudo, pergunte a si mesmo o que você pode fazer, a partir de hoje, para começar a alcançar essas competências essenciais para criar o seu negócio do futuro.



Este texto é tradução livre de um artigo da AMA – American Management Association em https://www.amanet.org/training/articles/six-key-questions-in-strategic-planning.aspx

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