fbpx

Quais lições as olimpíadas nos trazem?

Atletas como Thiago Braz, Yusra Mardini, Rafaela Silva e muitos outros nos trazem lições de vida através de suas trajetórias de força e superação, que vão bem além do esporte.

Quais são os ensinamentos que os Jogos Olímpicos proporcionam para você?

Qual é a inspiração que você sente com isso?

Vamos nos inspirar com esses aprendizados para alcançar o sucesso em nossas vidas também!

1ª Lição: Capacidade de sonhar

A capacidade de sonhar vai muito além de imaginações e devaneios. O sonho para ser válido deve ser seguido de muito esforço, renúncias e muita disciplina para que se torne realidade.

2ª Lição: Crença de que é possível

O que aos olhos de muitos parece ser impossível, para os atletas é possível! A capacidade de acreditar nos seus sonhos e manter o pensamento positivo é o que norteia suas ações e comportamentos rumo à concretização do seu objetivo. Para eles, só o céu é o limite ou nem o próprio céu é!

3ª Lição: Coragem para mudar

Sair da zona de conforto, fazer as mudanças necessárias de comportamentos e hábitos de acordo com o estilo de vida desejado.

4ª Lição: Determinação

Seguir em frente, fazer o próprio destino, vencer por maiores que sejam os obstáculos. Um grande exemplo disso nos Jogos Olímpicos foi a participação de Yusra Mardini, uma jovem de apenas 18 anos, nadadora, refugiada da Síria. Ela foi para a Grécia com a irmã e mais 18 pessoas em um barco que começou a afundar, porém ela e mais duas pessoas salvaram as pessoas puxando o barco. Yusra não ganhou nenhuma medalha, mas é um grande exemplo de determinação, pois mesmo sem uma pátria e uma identidade conseguiu fazer parte da competição. As Olimpíadas também ensinam que não é necessário ganhar medalha para ser um vencedor.

5ª Lição: Dedicação e esforço

Não existe vitória sem esforço, sacrifícios e sem renúncia. O esforço é necessário para colocarmos em ação e tornarmos realidade os nossos sonhos.

O quanto você está disposto a fazer aquilo que muitos não estão dispostos a fazer?

6º Lição: Foco no objetivo

Foco é priorizar ações para que nada desvie sua atenção interrompendo o processo. Foco é saber dizer NÃO para o que irá te atrapalhar a obter o sucesso almejado.

O quanto você está disposto a abrir mão de certas coisas para atingir o seu objetivo?

7º Lição: Superação

Muitos atletas olímpicos não tem nenhum patrocínio e tiveram muitas dificuldades em treinar para conseguir se classificar. Um grande exemplo disso é a judoca Rafaela Silva (que nas Olimpíadas de Londres em 2012, foi desclassificada com um “golpe” proibido na adversária) e por causa disso recebeu insultos racistas, homofóbicos, disseram que ela era uma vergonha para a família (motivos que a levaram a ter depressão) e sua volta por cima teve o auxílio do Coaching e de tratamento psicológico, que a ajudou a resgatar os seus valores pela vocação, o amor que ela tem pelo judô, seus talentos e tudo de bom que já havia conquistado. Desse modo Rafaela superou seus traumas e conseguiu a primeira medalha de ouro para Brasil nas Olimpíadas de 2016.

8º Lição: Ousadia na hora certa

Dar um passo adiante, surpreender, reservar a “cereja do bolo” para o momento mais propício. Poupar esforços desnecessários para melhor aproveita-los em uma ocasião na qual você precisar. Thiago Braz fez isso com maestria ao pedir para subirem o sarrafo a 6,03 metros e bater o francês, recordista mundial e olímpico, Lavillenie.

E você, o que está faltando para conseguir realizar aquele sonho tão almejado?

 

decor

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.