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Orgânico X Patrocinado

Conheça os diferentes tipos de tráfego e como escolher entre eles

 

No nosso post sobre como funciona o Google, falamos sobre a diferença de ranqueamento entre resultados orgânicos e pagos. Essa já é uma realidade também nas redes sociais, e por isso surge à dúvida em qual dos dois eu devo investir?

Bom, antes de tomar essa decisão você precisa conhecer cada uma e entender como funcionam:

Tráfego orgânico

A primeira resposta sobre a diferença entre o orgânico para o patrocinado normalmente é que o orgânico não tem custos, diferentemente da segunda opção. Mas, essa resposta não é muito verdadeira, porque para obter resultados é preciso um investimento estratégico na produção de conteúdo para alcançar seu público organicamente.

Então o que é o trafego orgânico? Ele é todo acesso em que você não paga pelos cliques de maneira direta, seja aquele ocasionado por mecanismos de buscas, indicações de outros clientes, divulgação dos feeds e stories nas redes sociais, etc.

Trafego pago

No tráfego pago, o investimento também é feito para que o público chegue até a sua marca, mas dessa vez diretamente na forma de anúncios e o pagamento é cobrado, normalmente, por cliques. É possível nos anúncios definir as palavras chaves de pesquisa e até o público alvo, mas elas funcionam por um período determinado. Ao final do anuncio o trafego encerra e por isso é preciso investir constantemente.

 

Tráfego orgânico x tráfego pago

Como pode perceber os dois buscam basicamente o mesmo resultado, mas de forma muito diferentes. Por isso a estratégia de marketing digital focada em um deles deve considerar aspectos como: finalidade, orçamento disponível e prazo de resultados. Para que assim possa comparar diretamente as vantagens e desvantagens de cada um. Mas, sem esquecer que o tráfego pago quando finalizado tem toda a estratégia desfeita, enquanto no orgânico os resultados alcançados não correm esse mesmo risco, já que um conteúdo continua gerando resultados mesmo depois de ter sido publicado.

O ideal é entender que ambos se complementam, e por isso os resultados podem ser alcançados de melhor maneira investindo adequadamente em cada um deles de forma conjunta.

Para ficar mais fácil de visualizar essa decisão, vamos usar como exemplo as duas estratégicas mais utilizadas no orgânico, o SEO, e no pago, o PPC.

SEO é um conjunto de técnicas que ajudam a deixar seu site mais fácil de ser encontrado pelo Google e outros sites de busca. O termo vem do inglês “Search Engine Optimization” e significa otimização para mecanismos de pesquisa.

PPC é um tipo de link patrocinado. O Pay Per Click, traduzindo livremente do inglês como Pagamento por Clique, não é mais oferecido apenas em sites de busca, mas também nas redes sociais e outras plataformas oferecem esse tipo de mecanismo.

 

Utilizar o SEO para:

  • Criar um diálogo/jornada que leve a venda
  • Construir identidade e autoridade da marca
  • Gerar tráfego e engajamento no conteúdo
  • Nutrir links e gerar leads constantemente

 

 Vantagens X Desvantagens:

·       Rapidez nos efeitos ·       Não funciona imediatamente

 

·       Atinge um público maior ·       Alcance não é selecionado

 

·       Resultados constantes ·       É preciso investimento contínuo

 

·       Gera leads continuamente

 

 
·       Constrói autoridade para marca

 

 

 

Utilizar o PCC para:

  • Divulgar a sua marca
  • Vendas imediatas
  • Dar alcance a promoções, cupons e sorteios.
  • Gerar leads de maneira rápida

 

 Vantagens X Desvantagens

·       Rapidez nos efeitos ·       Alcance acaba junto com anuncio

 

·       Público selecionado ·       Sem resultados a longo prazo

 

·       Pagamento por resultado ·       É preciso investimento constante

 

·       Destaque da concorrência

 

·       Custo- benefício mais alto

 

·       Gera reconhecimento da marca

 

 

 

Como pode ver não existe uma opção melhor ou pior que a outra, o que existe é o momento adequado para empregar cada uma delas. E o resultado real vem da maneira com que cada uma é executada, desde o planejamento estratégico, desenvolvimento, aplicação prática e uso eficiente dos resultados gerados.

 

E para isso você pode contar com os serviços da Akademy Marketing . Aqui, desenvolvemos uma pesquisa e análise do mercado, alinhado aos seus objetivos, definido um planejamento com estratégias para ajudar sua empresa a captar clientes. Desenvolvemos identidade visual, gerenciamento de redes sociais, marketing on-line e direcionamento de público, sites responsivos, técnicas de SEO, e outras estratégias de marketing digital que vão te ajudar na divulgação dos seus produtos ou serviços.

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