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O que é um Funil de vendas?

O modo de vender e comprar mudou muito nos últimos anos, e mais do que nunca é preciso conquistar os clientes.

Afinal, hoje todos tem acesso a uma quantidade imensa de ofertas, tanto de produtos quanto de serviços, ao alcance de suas mãos. E quando a concorrência aumenta, é preciso saber criar e estimular a demanda na mesma proporção.

A melhor estratégia para conseguir isso é através do funil de vendas, que tem como principal função: criar um diálogo com o público, atraindo-o espontaneamente e oferecendo soluções que passo a passo os leve até a decisão da compra.

Como o próprio nome já diz, o funil é a representação imaginaria do objeto real, no topo temos a área maior, que representa um grande número de possíveis clientes e no final vai diminuindo até extrair os clientes mais qualificados, e que se convertem na venda real.

Mas, de que maneira esse funil funciona? Através de etapas que se dividem em cada nível do funil, definindo o nível de maturidade na decisão de compra do cliente em potencial.

 

 

Basicamente o funil de vendas se divide em três etapas: topo, meio e fundo. Essas etapas, também, também são conhecidas pelas siglas ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Para entender melhor como funciona essa jornada e o funcionamento do funil, vamos abordar cada uma dessas etapas e dar exemplos de conteúdos aplicados elas.

 

Topo do funil – Consciência e descoberta

Nesse momento as pessoas ainda não estão procurando um produto ou serviço e nem sequer sabem que precisam dele, por isso o objetivo aqui é estimular essa descoberta e a tomada de consciência da necessidade.

Por isso é importante usar uma linguagem que não seja técnica e nem assuntos muito especializados, focando mais em conteúdos com alcance maior e mais generalizado.

Mas, nem por isso deixe de oferecer opções de contato e de incentiva-los a oferecerem seus próprios dados. Pois é muito importante para o funil captar dados e conseguir utiliza-los de maneira eficiente segmentando o público de acordo com suas necessidades.

Para imaginar um conteúdo de ToFu vamos usar como exemplo uma empresa de manutenção de automóveis: Podemos falar dos benefícios da manutenção preventiva, dos riscos da sua falta e explicar como funciona os principais serviços de manutenção e seus benefícios.

 Lembrando sempre de evitar termos técnicos e produzir conteúdo menores e mais leves de fácil leitura e que as principais mídias para o topo de funil são as redes sociais e os blogs.

Meio do funil – Conhecimento e consideração

Os clientes que foram atraídos nesse primeiro contato agora estão interessados nas soluções propostas e começaram a se questionar sobre as possibilidades e se interessar por conteúdos mais especializados no assunto.

Por isso, nesse momento você pode gerar conteúdos maiores e usando termos técnicos que esclareçam as possíveis duvidas além de estabelecer autoridade no assunto e passar credibilidade para sua marca.

Para imaginar um conteúdo de MoFu, usando mesmo exemplo da empresa de manutenção de automóveis, nesse momento é interessante focar em produtos e serviços específicos, explicando seu funcionamento e importância de forma mais especializada.

Além de fortalecer as estratégias de captação de leads e segmentação de público, para que possa cada vez melhorar a comunicação com esse cliente em potencial.

 

Fundo do funil – Decisão de compra

Os clientes já estão cientes dos problemas e das soluções e estão escolhendo onde e como comprar, por isso esse é o momento ideal para apresentar a sua empresa.

Fale das vantagens e principalmente mostre aplicações práticas e exemplos de sucesso, assim você expõe os benefícios de contratar a sua empresa, ou comprar o seu produto e não o da concorrência.

Pode aproveitar esse momento para produzir conteúdo maiores como até mesmo e-books, além de oferecer promoções, cupons de desconto, programa de fidelidade etc.

Para imaginar um conteúdo de MoFu, ainda para nossa empresa de manutenção de autos, é interessante falar porque a sua empresa se destaca no mercado, como as suas soluções trazem economia direta para o consumidor, casos de sucesso e depoimentos de clientes.

 

Porque o funil é importante?

Como falamos no início, através do funil você cria novos clientes, e além disso você pode entender o processo de decisão dos consumidores e o que os leva a comprar ou não.

Essa é a melhor forma de otimizar suas estratégias de vendas, pois aplicar o funil está relacionado diretamente ao aumento da conversão, gerando lucro e referência no mercado para o seu negócio.

Mas, é preciso entender e analisar cada etapa do funil, produzindo conteúdo certo e divulgando para os potenciais clientes. E para isso você pode contar com os serviços da Akademy Marketing.

Aqui, desenvolvemos uma pesquisa e análise do mercado, alinhado aos seus objetivos, definimos um planejamento com estratégias para ajudar sua empresa a captar clientes.

Criamos identidade visual, gerenciamento de redes sociais, marketing on-line e direcionamento de público, sites responsivos, técnicas de SEO, e outras estratégias de marketing digital que vão te ajudar na divulgação dos seus produtos ou serviços.

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