fbpx

Não deixe a timidez impedir você de ir além

Você se considera uma pessoa tímida?

timidez ou o acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. (Wikipédia).

Em outras palavras, um tímido traz dentro de si, o sentimento de apreensão ao se aproximar de estranhos transformando a timidez em uma grande desvantagem para sua vida.

É muito importante identificar se você fica tímido em algumas situações, como falar em público, ou se a timidez é crônica, daquelas que impossibilitam você de fazer coisas simples, como ligar para um desconhecido, agendar um médico, perguntar uma informação e etc.

Quantas oportunidades na vida uma pessoa que é tímida pode deixar de aproveitar, como um destaque no trabalho, conhecer uma pessoa incrível, fazer novos amigos, manifestar o amor por alguém, por exemplo, o amor a um filho, aos pais e etc.

Para uma pessoas tímida se relacionar com outra pessoa, ela acredita que precisa desenvolver um universo de habilidades, mas na verdade, ela precisa entrar em ação. Segue abaixo algumas dicas para você superar esta limitação que até agora o impediu de realizar seus objetivos e entrar em ação:

O medo de falhar:

Geralmente quando um tímido vai fazer um comentário, apresentação ou conduzir uma simples conversa, logo pensa que as outras pessoas vão a qualquer momento criticá-los ou rir da sua cara. Tudo porque os tímidos em geral se cobram demais, eles acham que precisam fazer tudo sempre certinho e que não podem falhar.

Não leve as coisas tão a sério, errar é humano e você pode errar também. Por isso, se gaguejar, engasgar ou der branco quando for falar alguma coisa entenda que ninguém irá deixar de gostar de você por causa disso, Acredite, o mundo não é seu inimigo! Não desperdice a oportunidade de se comunicar com as pessoas conhecidas e também as desconhecidas.

Se aproxime de alguém:

Também é natural que em alguns lugares o tímido não vai se enturmar muito bem, pois existem pessoas com as quais não irá conseguir falar por muito tempo e grupos em que terá dificuldade de se entrosar. Se aproxime de pessoas que gostem das mesmas coisas que você, as conversas irão fluir mais espontaneamente e a amizade ou algo mais será mais fácil.

Não dê crédito para seus defeitos:

Outro ponto a ser trabalhado no tímido é a supervalorização dos seus defeitos, usando como desculpa para sua timidez. Existe uma multidão de pessoas com o mesmo problema que você, no entanto tais pessoas estão namorando e possuem muitos amigos, trabalho, etc. Então seu “defeito” não é razão para você se esconder.

Faça algo diferente:

Se você acha que a timidez atrapalha a sua vida, fazer as atividades que estimulem o convívio social, como teatro, trabalho voluntário, esportes coletivos e até um programa para desenvolver a sua comunicação, podem contribuir com o seu desenvolvimento.

Existe um mundo lá fora:

Você não vai deixar de ser tímido se continuar fechado na sua casa ou nos locais que confia e já conhece todo mundo. Se quiser se livrar desse problema vai ter que sair e se expor, quanto mais situações sociais você conhecer e encarar, menos ficará intimidado com elas. Outro ponto é que quanto mais pessoas te virem maiores são as chances de que alguém se interesse por você de alguma forma e tente entrar em contato.

Ser otimista é a chave para vencer a timidez:

Entenda também que ser otimista é fundamental. Quando você acredita que alguma coisa vai dar certo passa tentar como mais vontade e isso aumenta a possibilidade do que você vai fazer realmente dar certo. Além disso, o otimismo afasta os pensamentos derrotistas que é o que te torna refém da timidez. Comece a pensar que as coisas que você quer fazer vão dar certo e verá como a sua vida vai mudar para melhor. Quando decidir que vai tentar conversar com aquela pessoa que você está interessado comece imaginar que tudo vai dar certo, faça o mesmo quando tentar se enturmar em grupo ou algo do tipo.

Para vencer a timidez é preciso esquecer as críticas que fazemos a nós mesmos e não nos importarmos com a presença de outrem. (Condessa Diane)

Vamos entrar em AÇÃO?

(fonte: www.ativesuamelhorversao.com.br)

decor

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.