fbpx

Missão e Visão. Como criá-las para que realmente gerem resultados. Parte II

Imagino que após ter lido o post anterior, você deva estar ansioso por fazer a sua declaração de missão e visão.

Então, por onde começar? Como passar para o papel uma ideia tão ampla e importante? Mas fique tranquilo, mostraremos a seguir uma maneira prática e estruturada que irá ajudá-lo a fazer isso sem complicações. Comecemos pela missão. Vamos lá!

Passo 1: Desenvolva sua ideia vencedora

Identifique a “ideia vencedora,” da sua empresa ou a Proposta Única (eu prefiro Inigualável) de Venda, U.S.P. do acrônimo original em inglês, Unique Selling Proposition.

U.S.P. é uma ideia ou abordagem para o mercado que faça a sua empresa se destacar entre seus concorrentes, é a razão pela qual os clientes preferem você ou sua empresa, e não seus concorrentes.

Dica:

Desenvolver uma “ideia vencedora” é o objetivo central da estratégia de negócios, e pode exigir muito esforço para ser encontrada, desenhada, testada e refinada. Mas certamente vale a pena.

Passo 2 – Esclareça seu objetivo

Faça, agora, uma pequena lista dos indicadores de sucesso mais importantes para esta ideia.

Por exemplo, se a sua ideia vencedora é criar produtos de confiáveis em um determinado setor, como você vai saber que você atingiu essa meta? Se a sua ideia é fornecer um excelente serviço ao cliente em uma área específica, que indicador chave de desempenho permitirá que você saiba que seus clientes estão realmente satisfeitos?

Você não precisa incluir os números exatos neste momento, mas é importante ter uma ideia geral do que será o sucesso, para que você saiba quando atingi-lo.

Combine sua ideia vencedora e os indicadores de sucesso em um objetivo universal, mas mensurável. Refine, filtre e escolha as palavras até que você tenha uma declaração de missão concisa que expresse as suas ideias, medidas e um resultado desejado.

Mantenha esta afirmação no tempo presente, e certifique-se que é curta, simples, clara e inteligível. Sabemos que a linguagem precisa ser inspiradora, mas não inclua adjetivos apenas para “soar melhor”.

Exemplo:

Tomemos o exemplo de uma cooperativa de produtos orgânicos, “Tudo Natural”, cuja ideia vencedora é “proporcionar o frescor da fazenda”. Ela identifica dois indicadores-chave de sucesso: frescura e satisfação do cliente. Ela cria a seguinte declaração de missão, que combina a ideia de ganhar e suas medidas de sucesso:

“Ser a número um em produtos orgânicos oferecendo produtos de alta qualidade e mais frescos, diretamente da fazenda para o consumidor, atingindo assim, uma alta satisfação de seus clientes”.

Como criar uma Declaração de Visão

Depois de criar sua declaração de missão, passe para a sua declaração de visão.

Passo 1: Encontre o valor humano em seu trabalho

Em primeiro lugar, identifique a missão da empresa. Em seguida, descubra o real valor humano nessa missão. Por exemplo, como é que a sua empresa melhora a vida das pessoas? Como você ou sua empresa torna o mundo um lugar melhor?

Passo 2: Esmiúce em valores

Em seguida, identifique o que você, seus clientes e outras partes interessadas mais dão importância na forma como a sua empresa irá realizar esta missão. Esmiúce esses aspectos em valores que a sua empresa tem ou deve ter.

Alguns exemplos de valores incluem excelência, sustentabilidade, integridade, trabalho em equipe, originalidade, igualdade, honestidade, liberdade, serviço e força.

Se você tiver alguma dificuldade em identificar os valores da sua empresa, fale com seus colegas e membros da equipe. Quais são os valores que eles acham que a empresa representa, ou que deveria representar?

Passo 3: Combine a sua Missão e Valores

Combine a sua missão e valores, e trabalhe as palavras até que você tenha uma declaração de visão inspiradora que irá energizar as pessoas dentro e fora da empresa.

Sua declaração de visão deve ser ampla e atemporal, e deve explicar por que as pessoas em sua organização fazem o que fazem.

Veja um exemplo:

A cooperativa de produtos orgânicos “Tudo Natural” levantou o que ela, seus clientes e seus cooperados valorizam sobre a sua missão.

Os quatro valores mais importantes que eles identificaram são frescor, salubridade, sabor e pronta disponibilidade do produto. Aqui está a declaração de visão que ele cria e compartilha com funcionários, clientes e agricultores:

“Nós estimulamos as famílias a viverem vidas mais felizes e saudáveis, fornecendo os produtos mais frescos, mais saborosos e mais nutritivos: da fazenda para a sua mesa em menos de 24 horas.”

Pontos a lembrar:

As declarações de missão e visão são declarações inspiradoras e concisas que comunicam claramente a direção e os valores de uma empresa.

Estas declarações devem explicar fortemente suas intenções, e devem motivar sua equipe ou da empresa a realizarem uma visão inspiradora do futuro.

Finalmente, cabe lembrar que práticas que levam a um desempenho superior, geralmente, são adotadas por corporações. Contudo, dada a sua eficácia acabam sendo utilizadas no âmbito pessoal com o mesmo sucesso.

No caso de missão e visão não é diferente. Para também ter mais sucesso em seus objetivos pessoais lance mão deste valioso recurso. Elabore a sua missão, visão e identifique seus valores. Isso dará mais sentido às suas ações e manterá você motivado a trabalhar diuturnamente na direção de realiza-los.

Agora é hora de praticar. Quando concluir as suas missão e visão, que tal compartilha-las aqui nos comentários?

Sucesso!

decor

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.