fbpx

Missão e Visão. Como criá-las para que realmente gerem resultados. Parte I

Você passa todos os dias pelo hall de entrada da sua empresa e elas estão lá, em uma bela moldura. Também estão nos corredores, salas de reunião, no site e até em formulários oficiais da organização.

Contudo, e ironicamente para muitos, não passam de meros objetos de decoração, ícones da moda corporativa ou itens de “em conformidade” de processos de certificação. Mas elas podem e devem ser mais do que isso.

Você sabe de quem estou falando? Sim, delas mesmas, a missão e visão.

Imagine ir trabalhar todos os dias, cheio de propósito e convicção. Você acreditando fortemente nos valores da sua empresa, e se dedicando apaixonadamente à sua missão.

E por você entender o bem que sua empresa faz ao mundo e às pessoas, você se apaixona pelo que faz. Você fica feliz por ir para o escritório ou visitar seus clientes, e por isso, coloca seus coração e alma no seu trabalho, pois sabe que isso é importante.

As pessoas podem ficar verdadeiramente inspiradas, se a sua empresa tem uma visão convincente e uma missão clara, que valham a pena, e essas mesmas, podem ser fortemente expressas em declarações bem trabalhadas de missão e visão.

Estas declarações podem ser altamente motivadoras quando são expressas de forma clara e com intenção, e quando são comunicadas de forma eficaz para todos na organização. As declarações de missão e visão também expressam o propósito da sua empresa para clientes, fornecedores, meios de comunicação e sociedade, podendo ter o mesmo efeito sobre eles, também.

Saber elaborar essas declarações é um importante recurso para qualquer pessoa, que assim como você, busca o sucesso na vida por meio de um trabalho eficaz, próspero e de qualidade.

Vamos, então, ver como fazer isso tudo acontecer?

Missão e Visão – Definição

As declarações de missão e visão são as palavras que os líderes usam para descrever e explicar o propósito e direção de uma empresa. Quando expressas de forma clara e concisa, podem motivar sua equipe ou a empresa como um todo, com uma visão de futuro inspiradora.

Finalidade

As declarações de missão e visão realizam trabalhos distintos.

As declarações de missão definem o propósito e metas primárias da empresa. Estas declarações são estabelecidas no tempo presente, e explicam por que você existe como um negócio, tanto para os membros da empresa como para as pessoas fora dela. As declarações de missão tendem a ser curtas, claras e poderosas.

As declarações de visão também definem o propósito da sua empresa, mas elas se concentram em seus objetivos e aspirações. Estas declarações são elaboradas para serem edificantes e inspiradoras. Elas também são atemporais, ou seja, mesmo que a empresa mude a sua estratégia, a declaração de visão muitas vezes pode manter-se.

Aplicação

Normalmente, as pessoas elaboram declarações de missão e visão para uma empresa, para uma unidade organizacional ou para uma equipe. Você também pode criar declarações de missão e visão pessoais para definir as metas e objetivos para projetos ou iniciativas de longo prazo.

Exemplos de declarações de Missão e Visão de algumas empresas que conhecemos:

Missão:

Fiat – “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.”

HSBC – “Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.”

Gerdau – “Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.”

Visão:

Fiat – “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.”

HSBC – “Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.”

Gerdau – “Ser global e referência nos negócios em que atua.”

Dica:

Estas declarações de missão e visão são concisas, focadas e inspiradoras. Faça tudo que puder para elaborar suas declarações de forma sucintamente semelhante. Declarações longas e desconexas podem soar como que os gestores não se esforçaram o suficiente na tomada da decisão.

Viu só? Descrever a missão e visão é a formalização do grande propósito que dá sentido e nos motiva para nossas atividades diárias, sejam elas de âmbito profissional ou pessoal.

No próximo post, iremos mostrar o passo a passo de como elaborar missão e visão que conectem as pessoas aos objetivos da empresa ou delas mesmas.

Até lá.

decor

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.