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TESTE – VOCÊ SABE DEFINIR OBJETIVOS?

E os seus objetivos? Você sempre os atinge?

Pense nas várias vezes, normalmente em viradas de ano, em que você determinou alcançar um objetivo, e nunca conseguiu. Talvez você estivesse determinado a emagrecer, a mudar de emprego, a terminar seus estudos ou até mesmo, a aprender uma nova língua ou deixar de fumar.

Você provavelmente sentiu uma imensa frustração quando percebeu que tinha falhado. Mas você refletiu sobre o que deu errado? Você chegou a pensar como você poderia melhorar seu desempenho na próxima vez?

Quando você repetidamente não atinge as metas que define a si mesmo, seja no trabalho ou no âmbito pessoal, você pode desenvolver uma crença limitante, lhe fazendo acreditar que você não tem competências para isso. Sabemos, de fato, que isto não é verdade. Não ter atingido alguma meta no passado é algo para ser avaliado e uma vez identificados os erros, aprender com eles, aplicar as mudanças necessárias e avançar na busca de novas metas.

Como definir metas e objetivos

Ao definir quais são seus objetivos, desejos e anseios, pergunte-se: qual importância eles tem para você? Quão significativos eles são? A relevância que um objetivo tem em sua vida é fundamental para que você se comprometa com ele. Onde há comprometimento há motivação e vice-versa.

O grau de motivação que um determinado objetivo pode proporcionar é diretamente proporcional a sua clareza e ao seu grau de desafio. Um objetivo vago ou mal definido e sem desafio, não tem como gerar motivação. Afinal, como se entusiasmar se você nem sabe ao certo o que está buscando? E mais, quem não tem objetivos claros se contenta com qualquer resultado.

 

Veja a seguir uma ferramenta de gestão de objetivos muito utilizada para planejar metas e objetivos de maneira eficaz. Você já deve ter ouvido falar sobre Metas SMART, do inglês, Metas Inteligentes.

Os conceitos de uma meta SMART, basicamente, consistem em fazer um planejamento utilizando-se de perguntas certas.

Vejamos:

Sspecific – Específico: é ser claro e específico quando descrever a sua meta. Pergunte: “O que? Por quê? Quem? Onde? Qual é?”, ajudará a construir essa sentença.

Mmeasurable – Mensurável: avaliar se sua meta é possível ser medida. Significa que sua meta deve ser possível medir. Pergunte: “Quanto custa? Quantos? Baseado em que valor eu saberei que essa meta foi atingida?”.

Aattainable – Atingível: avaliar se é realmente possível alcançar o seu objetivo. Pergunte: “Como que eu saberei se a meta foi atingida? Baseado em qual parâmetro?”.

Rrelevant – Relevante: Esse princípio diz que sua meta deve ser relevante, ou se preferir, realista para você e para o seu negócio. Pergunte: “este objetivo é realmente importante para você? Que benefícios e mudanças ele trará?”.

Ttime-bound – Temporal: E para finalizar, sua meta deve ter um prazo e esse prazo também deve ser relevante para o seu negócio. Colocar um limite para que sua meta seja realizada estimula você a ser criativo e conclui-la dentro do prazo, se você não o fizer, esse projeto pode ficar se “arrastando” por anos. Pergunte: “Quando você irá alcançar o seu objetivo? Quando dará o primeiro passo? E os passos seguintes?”.

Pratique! Quanto mais você aplicar estes conceitos, mais você terá confiança para estabelecer objetivos cada vez mais arrojados. Além disso, apreciará com muito mais alegria os resultados de tudo aquilo que irá alcançar e que se propuser a fazer.

Responda ao nosso teste para avaliar se você está determinando seus objetivos com eficácia e identifique alguns dos obstáculos que podem estar em seu caminho impedindo-lhe de atingir suas ambições.