fbpx
quarta-feira , 8 de abril de 2020

Pesquisas

Estamos vivendo em plena era da informação, também conhecida como era digital ou era tecnológica, a qual se inicia na década de 1980, substituindo a era industrial.

Pesquisadores já falam que a tecnologia substituiu a natureza como habitat do homem e muitos intelectuais falam em seres-humanos-com-mídia, considerando que a realidade tecnológica atua como mediadora das relações humanas e das interações entre máquinas, essas últimas cada vez mais autônomas.

Hoje, além da geração e troca de informações em tempo real, um usuário de smartphone, tablet ou computador tem, individualmente, o poder de consultar um universo imenso de fontes de informação a um custo relativamente baixo.

Com esses aparatos tecnológicos conectados, todas pessoas passam a ser geradoras de dados, mesmo que elas muitas vezes não percebam. Cada clique que você dá, cada curtida, cada comentário ou interação, cada busca, etc., gera informações que vão alimentar máquinas inteligentes, as quais tomam decisões sobre o que você vai ver quando, por exemplo, acessar as redes sociais.

Mas os dados na forma como são gerados compõem informações brutas, ou seja, não tratadas. Os dados são o ouro negro da era da informação. Organizados, sintetizados e classificados eles valem como ouro, mas na forma bruta, pouco ou nada servem.

A era da informação está aí, quer você goste ou não, e é um caminho sem volta. A solução é, portanto, aprender a consumir as informações de modo filtrado, organizado, equilibrado, focado e direcionado para os seus propósitos, de modo a nortear seus esforços e investimentos, propiciando a maximização da utilidade, ou seja, o maior grau de satisfação possível.

Mas como conseguir isso?

Essa pergunta tem uma resposta simples, mas cujo significado pode ser complexo. Essa resposta está na Estatística!

A Estatística é a ciência dos dados. Os dados são números em um contexto. Os métodos estatísticos têm um papel crucial no tratamento dos dados e são considerados um aliado poderoso para uma gestão estratégica realmente eficiente.

O uso da Estatística permite reagir de modo inteligente às informações, potencializando o trabalho dos administradores de organizar, dirigir e controlar as empresas.

Informações estatísticas são essenciais para empreendedores, gestores, investidores, auditores, professores, pesquisadores, etc., pois a ciência por trás dos dados propicia a lapidação dos resultados de forma a dar sustentação para a tomada de decisões.

Nesse contexto, a Akademy dispõe de profissionais com expertise capazes de:

  • Direcionar as estratégias de obtenção de dados utilizando o rigor estatístico necessário para a confiabilidade dos resultados obtidos.
  • Operar o tratamento dos dados, tirando deles as informações necessárias para serem consumidas com alto nível de confiança e baixa margem de erro.
  • Minimizar as incertezas envolvidas na coleta dos dados mediante a aplicação de técnicas específicas para cada caso.
  • Propiciar o uso correto dos dados para o fim a que se destina, desde a avaliação de desempenho ou a obtenção de um índice até o forecasting, ou seja, a previsão ou estimação de variáveis provenientes de séries temporais.
  • Proporcionar o uso inteligente dos dados, seja para otimização de um processo, maximização de retornos, minimização de custos, etc.

Mediante nosso expertise em raciocínio estatístico, nós profissionais da Akademy vamos lhe permitir enxergar para além dos dados, de forma a aprofundar as análises e interpretações de tal modo que seja possível extrair o máximo de informações relevantes que embasarão a tomada de decisões estratégicas, tanto para o universo corporativo como para o indivíduo em seus propósitos de obter conhecimento, melhorar seu desempenho pessoal e aprimorar-se como profissional.

Os dados são altamente valiosos e críticos para todos a sorte de negócios. Na era digital, crescem exponencialmente em volume, confirmando dia a dia o seu status de informação altamente estratégica. Mas para que virem ouro na mão do usuário, precisam ser de alta qualidade e precisam passar por um processo rigoroso e metódico de análise estatística que só profissionais densamente especializados são capazes de performar.

Assim, nós trabalhamos a sedimentação de um corpo de conhecimentos consistentes, fundamentados em procedimentos criteriosos e sistemáticos que:

  • ultrapassam o entendimento imediato acerca da explicação e/ou compreensão da realidade que se observa;
  • contrariam as primeiras impressões geradas;
  • aprofundam as análises para além do senso comum.

Por conta disso, trabalhamos para que a validade das pesquisas que geramos e a sua abrangência estejam garantidas no âmbito da metodologia adotada, do alto grau de consistência e de plausibilidade dos resultados, que por sua vez são assegurados mediante a escolha correta dos parâmetros de investigação e dos cuidados com os meios de coleta/levantamento de dados.