Gatilhos mentais: o que são e como utilizar na sua estratégia de marketing

Gatilhos mentais: o que são e como utilizar na sua estratégia de marketing


Quanto foi a última vez que fez uma escolha? Você pode estar lembrando do seu almoço, do caminho que pegou para chegar ao trabalho ou da roupa que colocou quando levantou. Mas, a verdade é que o seu cérebro está o tempo todo tomando decisões, sem que você se dê conta disso.

Diariamente são cerca de 35000 escolhas e o modo automático como fazemos a maioria delas é como um mecanismo de defesa do nosso corpo. Facilitando ao máximo esse processo para poupar energia. Afinal, pense nas vezes que teve que tomar uma decisão difícil de forma consciente e o quanto isso consumiu de você.

Uma das maneiras que o cérebro automatiza esse processo de tomada de decisões é através dos gatilhos mentais.

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão. Isso acontece, porque todas as decisões passam pelo nosso subconsciente, que é influenciado pelas sensações e concepções subjetivas.

E embora essas decisões sejam tomadas de forma individual e influenciadas pelo modo como cada um em seu nível inconsciente lida com os pensamentos, sentimentos e impulsos, os estímulos que nosso cérebro capta estão envolvidos num contexto social e emocional.

Que têm a ver com a cultura, as relações sociais e até as necessidades mais básicas do ser humano. E como reagir aos gatilhos mentais é uma consequência natural do ser humano, diante de estímulos externos, eles podem ser estruturados de maneira estratégica para proporcionar sentimentos e emoções favoráveis (alegria, entusiasmo, motivação, etc.) ou desfavoráveis (ansiedade, pânico, desânimo, etc.)

 

Porque usar os gatilhos mentais no marketing?

Justamente pelos gatilhos mentais serem essenciais no processo de tomada de decisão, saber usa-los é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Mas é preciso fazer com consciência, uma vez que despertar uma sensação ou sentimento no cliente e depois não o atender pode ser muito prejudicial para sua marca e causar justamente o efeito contrário do esperado.

E se você souber usar de forma ética e adequada, é possível otimizar as estratégias de marketing, aproximar a marca do seu público e fechar vendas mais rapidamente.

 

Principais gatilhos mentais utilizados no Marketing : 

·         Escassez e urgência

Esse é um dos gatilhos mais utilizados no marketing e nas vendas em geral, e que funciona na maioria dos casos por provocar um sentimento de risco iminente que a pessoa está tendo de perder uma grande oportunidade.

Ofertas que anunciam: “poucas unidades disponíveis”, “ só nessa semana”, “ para os 10 primeiros clientes”,  são alguns dos exemplos que usam esse princípio.

·         Autoridade

Sabe aquela famosa frase “ 2 em cada 3 médicos recomendam” então, esse é um exemplo do uso desse gatilho que funciona diretamente para conquistar a confiança das pessoas. Ao destacar seu negócio e produto como líder no mercado, você conquista autoridade em tudo que dizem e fazem.

Dar dicas e informações nas redes sociais da sua empresa, por exemplo, é uma excelente forma de construir autoridade com seu público.

·         Prova social

Lembra quando você era criança e argumentava com sua mãe “ mas, todo mundo…” e nem mesmo a resposta clássica “ você não é todo mundo” funcionava para apaziguar sua vontade? Isso acontece porque o ser humano é um animal social e totalmente influenciado pelo comportamento do grupo.

O princípio desse gatilho é justamente focado nesse senso de necessidade relacionado a popularidade de determinado produto ou opinião dos outros sobre algo.

Um exemplo são os conteúdos com depoimentos ou avaliações de clientes e também divulgar os números de vendas/usuários.

·         Reciprocidade

Este gatilho funciona quando você recebe algo sem que a outra pessoa peça nada em troca. E automaticamente nos sentimos inclinados a retribuir a retribuir como forma de gratidão.

Um excelente exemplo do uso desse gatilho é o brinde que acompanha a primeira compra, assim o cliente fica motivado a continuar comprando daquela empresa. Ou ainda, os conteúdos gratuitos que as empresas disponibilizam nos sites, como blog, e-books etc.

 

·         Novidade

Todos os humanos adoram novidades, afinal todos buscam essa sensação de ansiedade e excitação capaz de quebrar a rotina. E justamente por isso, esse é um gatilho que ajuda a manter um constante interesse do público e seu negócio em alta sempre.

Justamente por isso é comum nas redes sociais ver grandes campanhas relacionadas ao lançamento seja de um produto ou até mesmo de um conteúdo. Todo esse suspense aumenta a expectativa e gera mais. Outro exemplo mais comum são os anúncios com “vem aí…” e “não compre hoje, espere até amanhã”.

Dica extra:

Falamos sobre os gatilhos serem universais, mas estarem também relacionados a percepções individuais. Por isso, busque identificar como adequar os gatilhos as personas da sua marca e principalmente de que forma melhor utiliza-los em cada etapa do funil de vendas, para que se tornem ainda mais efetivos.

 

Agora que você conheceu o potencial do uso dos gatilhos mentais deve estar com vontade de melhorar as estratégias de Marketing da sua empresa, não é mesmo?

E para isso, pode contar com os nossos serviços!

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