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Facebook Ads: Conheça esse tipo de anúncio e descubra porque vale a pena investir

Você com certeza deve saber que o Facebook é a maior rede social no mundo. Mas, talvez, ainda não tenha percebido o tamanho do seu potencial para o Marketing Digital da sua empresa.

Com mais de dois bilhões de usuários ativos se tornou um poderoso canal de divulgação. E sabendo disso, mais de 1 milhão de empresas investem anualmente cerca de 8 milhões de dólares cada em Facebook Ads. Fazendo com que a rede social faturasse US$ 17,44 bilhões em publicidade apenas no primeiro trimestre de 2020.

Se a sua estratégia de marketing não abrange esse tipo de anúncio, esse texto é justamente para você! Nele vamos explicar: o que é o Facebook Ads, como ele funciona e quais as suas vantagens. Vamos lá?

O que é o Facebook Ads?

Já fizemos um post aqui falando da diferença entre o tráfego orgânico e o patrocinado e citamos que além do Google outras redes sociais também contavam com essa ferramenta. O Facebook Ads nada mais é que a plataforma onde são criados esses anúncios para o Facebook e Instagram.

São diversos os formatos disponíveis, além das inúmeras opções de segmentação, análise de desempenho etc.

 

Quais as vantagens?

Além do motivo óbvio que é o tamanho e a importância da rede social, que atualmente é impossível de se ignorar em qualquer estratégia de marketing digital, a ferramenta em si possui inúmeras personalizações que comprovadamente trazem benefícios a sua marca e retorno garantido para seu investimento, desde que feitos da maneira correta é claro.

Alguns deles são:

  • Público personalizado:

Quando falamos em alcance estamos levando em conta não apenas o número de usuários do Facebook, mas principalmente o potencial de encontrar pessoas que se interessam pelo seu negócio. (Confira o artigo sobre Personas e saiba mais sobre o assunto)

Sendo um de seus principais benefícios, a ferramenta do Facebook Ads oferece uma boa variedade em questão de segmentação do público, como:

Dados demográficos e localização: Segmenta considerando os gêneros, relacionamentos, idades, estudos, profissões, idiomas, cidade, CEP, bairro, etc.

Dispositivos de acesso: Direciona a publicação com base nas pessoas que usam determinados tipos de dispositivo, sendo possível inclusive selecionar a marca, redes móveis ou Wi-fi e até o sistema operacional.

Interesses: Seleciona as pessoas que curtem um assunto específico, pode ser um determinado artista, filme, gênero musical, torcedores de um time, etc.

Comportamentos: É possível aqui selecionar pessoas que fazem determinados tipos de compras com valor mais alto ou baixo, que realizam viagens a lazer ou a trabalho, entre outras personalizações que se aproximem mais do seu público alvo.

Públicos selecionados: Nessa opção você pode importar uma lista de e-mails, números de telefones e Ids de usuários do Facebook para o anúncio, e até mesmo instalar um pixel (código) da rede social no seu site, ou em páginas específicas, para exibindo o anúncio apenas para aqueles que as acessaram.

 Públicos semelhantes: Você pode selecionar pessoas que tenham perfil parecido com seus seguidores ou clientes em potencial.

 

  • Baixo investimento e controle do orçamento:

O valor necessário para investir no Facebook Ads é bem baixo, principalmente comparado a outras opções de anúncios tradicionais, podendo ser personalizado de acordo com a sua disponibilidade financeira. Não é exagero dizer que é possível fazer uma campanha efetiva com orçamento de menos de R$10 por dia, por exemplo.

A plataforma tem um excelente custo beneficio, sendo possível escolher entre o pagamento por clique (CPC) ou a cada mil impressões do seu anúncio (CPM). Além possibilitar o monitoramento e controle do orçamento contínuo, sendo possível definir o tempo de veiculação deixando predefinido ou sendo interrompido no meio da campanha, de acordo com sua vontade.

  • Resultados rápidos:

Diferentemente do conteúdo orgânico que constrói uma autoridade e a partir dessa relevância vai aumentando o seu público, o anúncio atinge diretamente os clientes em potencial assim que é colocado no ar.

 

 

  • Acompanhamento e edições:

Nos relatórios do Facebook Ads é possivel diferenciar os resultados pagos dos orgânicos, além de uma série de outras métricas disponíveis que permitem acompanhar continuamente e avaliar o resultado das campanhas, são elas: alcance, impressões, engajamento, finalizações de compra, ações no site, adições ao carrinho, detalhes de pagamento, taxa de cliques e custo por cliques.

Além disso, é sempre possível realizar alterações e interrupções com base nos efeitos obtidos, melhorando e adequando aos resultados desejados.

 

 Como usar?

Agora que você já deve estar convencido sobre as vantagens do Facebook Ads, é preciso entender como usar de maneira efetiva a ferramenta.

  • Público: Acima falamos sobre as inúmeras opções de personalização de público para os anúncios, que é extremamente importante para garantir que o seu investimento seja direcionado para as pessoas que realmente tem interesse por ele e pelo seu produto. Por isso, antes de tudo é preciso definir muito bem qual nível do funil de vendas pretende atingir com o anúncio.

 

  • Criativo: É referente a toda parte de criação do anúncio. Deve ser elaborado pensando no que você quer comunicar ao seu público e como dialogar com ele. É preciso que as imagens, vídeos e textos que serão exibidos chamem atenção, se destacando das milhares de postagens que vê todos os dias. Além de incluir um “Call to action” claro, levando as pessoas à conversão esperada.

 

 

  • Objetivo: O que você deseja com o seu anuncio e por quê? De nada adianta um público selecionado e um anúncio muito bem feito, mas que leve a um objetivo insatisfatório. Quanto melhor você tiver definido o que pretende realizar com a divulgação e com qual objetivo, mais certeira será a sua campanha e com mais segurança e exatidão vai conseguir mensurar os resultados.

Os objetivos são importantes também, pois definem diretamente qual tipo de anuncio deve ser usado. Os tipos disponíveis são: reconhecimento de marca, alcance, tráfego, envolvimento com a publicação, curtidas na página, instalações do App, geração de cadastro, visualização de vídeo, mensagens, conversão, vendas por catálogo de produto, visitas ao estabelecimento.

 

Dica bônus!

Se você chegou até aqui é porque está mesmo interessado e merece um empurrãozinho em direção ao caminho certo, por isso nossa dica bônus é a ferramenta de teste disponível na própria plataforma do Facebook Ads.

Com o Teste A/B é possível experimentar um anúncio em diferentes formatos, permitindo ver o custo por resultado ou o custo por aumento de conversão.

Assim se você está começando, ou ainda não sabe qual tipo de anúncio é mais efetivo consegue ter um controle maior e avaliar com clareza os resultados.

 

Vale lembrar que, apesar de muito útil, os anúncios do Facebook Ads não funcionam de maneira isolada e devem integrar uma estratégia de Marketing Digital completa que englobe todo gerenciamento de mídias sociais de maneira conjunta.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato:

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