fbpx

É possível liderar outras pessoas sem liderar a si próprio?

“…Antes de liderar os outros, dirigir empresas, comandar exércitos, governar cidades, estados, nações, aprenda a ser líder de si mesmo e da própria vida…”(Suryvan Solar, manual de Autoliderança).
Como alguém pode ser um bom líder se não consegue entender e dominar as suas emoções, definir e planejar seus projetos e metas pessoais? Na rotina cotidiana envolvente e extenuante, a maioria das pessoas não dedica um tempo para se autoconhecer, saber quais são os seus sonhos, forças e riscos.
O principal segredo para poder liderar pessoas é liderar o seu universo. O universo que você vive e constrói diariamente é seu reflexo. Mente e corpo em equilíbrio construirão um universo nessa sintonia. O que você acha de começar a ser o líder da sua própria vida? Como isso é possível?
Através do autoconhecimento, é possível conquistar o equilíbrio em sua vida pessoal e profissional. Como seria para você acordar todos os dias e pensar: O que eu farei hoje em prol do meu projeto de vida? A sua resposta irá direcionar o seu sucesso.
A auto liderança é desafiadora, exige disciplina e coragem de olhar para si mesmo e conhecer quem realmente você é, os seus comportamentos e impactos que causam em sua vida e ao meio. É preciso potencializar os pontos fortes e minimizar os pontos de melhorias para que eles não atrapalhem seus sonhos.
Defina objetivos claros, desafiadores e alinhados a seus valores e princípios. Entenda como as competências necessárias desenvolvem-se em você para chegar onde deseja. Domine o seu comportamento de forma a contribuir com as suas relações intra e interpessoais. Assuma a postura de que problemas requerem soluções e não justificativas, ou seja, avance sobre o problema e não debruce-se perante ou sobre ele.
Domine o tempo, ele é seu… um recurso, e não você um escravo dele. E por último, mas não menos importante, estabeleça o hábito de tomar um tempo e olhar-se, durante o seu caminhar, na direção dos seus objetivos como um todo. Olhe a floresta e não apenas a árvore. Observe, periodicamente, os avanços e faça os ajustes necessários para seguir na rota definida por você.
Liderar é um eterno e espiralado aprender e ensinar, assumindo-se que só se desenvolve quem desenvolve os outros, e consequentemente, só lidera outros quem lidera a si mesmo.
Então?! Você é um líder? Clique aqui e descubra o líder que há em você.

decor

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.