Conheça os 12 perfis de usuários nas redes sociais

Conheça os 12 perfis de usuários nas redes sociais


Veja eles se comportam, e como adequar o seu conteúdo a cada um deles.

 

 

Já falamos aqui sobre a importância em adequar o seu conteúdo as personas do seu negócio, desde os temas à linguagem, e até mesmo quando e onde publicar. Afinal, é imprescindível entender o seu público para conseguir se comunicar de maneira eficiente com ele.

Pensando nisso a First Direct desenvolveu uma pesquisa, onde identificou que existem 12 tipos de usuários das redes sociais. Conheça abaixo quem são esses 12 perfis, como eles se comportam e como cada um deles:

 

  • Ultras:

São os usuários que podem ser considerados viciados nas redes sociais, acordam curtindo e postando, falam com você enquanto estão de olho na tela digitando e comentando. E eles sabem que são assim, admitem e se orgulham de estar 24h por dia conectados. São o público ideal, afinal quem não quer um cliente sempre conectado?

Como criar conteúdo e engajar com eles? É preciso produzir sempre, postar constantemente e não deixar de lançar novidades. Mas, atenção não é porque os ultras estão sempre presentes que eles vão interagir e engajar com seu conteúdo, é preciso esforço para atrair a sua atenção e despertar o interesse. Nesse caso, variar o formato do seu conteúdo pode ser uma boa opção.

 

  • Negadores:

São muito parecidos com os ultras, mas nunca vão admitir isso. Se acham usuários normais e dizem que não tem nenhum problema de ficar offline. Mas, espera até acontecer alguma coisa com o sinal de conexão com a internet, automaticamente eles ficam ansiosos e estressados por não poder acessar suas redes.

A tática com eles é a mesma dos ultras, variar o conteúdo e estar presente constantemente. Apenas preste atenção em não deixar evidente essa semelhança, afinal eles não gostam de ser comparados com os usuários hiper conectados.

 

  • Espreitadores:

Sabe aquela pessoa que não posta nada, mas tá sempre online e as vezes até curtindo alguma coisa aqui e ali? Esses usuários podem estar tão conectados quanto os dois primeiros grupos, mas dificilmente vão fazer alguma ação online.  Eles apenas observam e tiram suas próprias conclusões. Muitas vezes até compartilham elas com outras pessoas, só que de maneira offline.

Por isso, é muito importante conquistar a atenção e respeito desse público. Já que é mais difícil reverter às concepções que ele possa ter, uma vez que não se manifestam online e não abre espaço para o diálogo diretamente. Uma boa abordagem é uma aproximação mais indireta oferecendo conteúdos como newsletters, por exemplo. Ou oferecer um cupom de desconto ao responder um questionário de opinião, para incentivar essa interação.

 

  • Mergulhadores:

Diferente dos primeiros grupos, eles realmente não estão muito conectados e podem ir e vir diversas vezes ao longo da semana, até mesmo do mês. Usam as redes sem compromisso, postam de vez em quando e depois ficam longos períodos ausentes.

Esse é um usuário difícil de conquistar, afinal ele não está sempre disponível e quando se faz presente divide a atenção entre várias outras coisas. A melhor alternativa é produzir conteúdo que fiquem disponíveis por mais tempo, e até repostar algumas coisas, depois de certo tempo, para reforçar as mensagens. Mas, não ache que só porque eles não acessam sempre você pode produzir pouco conteúdo. Pelo contrário, como você nunca sabe quando ele vai aparecer, é necessário estar sempre presente para ele te notar. Além de claro, produzir conteúdo de qualidade, gerando identificação e até despertando a vontade de voltar para as redes para acompanhar o que você produz.

 

  • Virgens:

São aqueles usuários que estão chegando agora nas redes, eles ainda não estão acostumados a usar as ferramentas online e nem com os costumes e comportamentos dentro delas. Se o seu público alvo está nesse público é importante produzir conteúdo mais básico, evitar termos técnicos e moderar a linguagem que seja muito própria das redes sociais, como o uso de memes, por exemplo.

 

  • Informantes:

Esses são os usuários que estão conectados sempre em busca de um lançamento e uma novidade. Eles sabem de tudo primeiro e sua meta nas redes é divulgar as novidades para os seus seguidores, pois dessa maneira desenvolvem certo tipo de influência e autoridade.

São um excelente público para se trabalhar, pois podem se tornar promotores dos seus produtos e serviços facilmente. A estratégia para atrai-los é disponibilizar conteúdo exclusivo, além de claro sempre lançar muitas novidades para que tenham assunto frequentemente sobre você.

  • Questionadores:

Você já se perguntou por que algumas pessoas postam uma pergunta ao invés de pesquisar por conta própria? Afinal, seria muito mais fácil e rápido jogar no Google, por exemplo, do que esperar as pessoas responderem o post. Mas, esse usuário não quer só a resposta, ele quer iniciar uma discussão, e quer saber a opinião das outras pessoas, gerando interação com a sua comunidade online.

A melhor maneira de interagir com eles, é justamente provocando e incentivando esse tipo de comportamento. Respondendo através do seu perfil as perguntas que eles fizerem, realizando enquetes no seu perfil, e escolhendo temas que tragam questionamentos e despertem curiosidades. Esses usuários também são excelentes divulgadores em potencial para seus produtos e serviços.

 

  • Pavões:

 São os usuários que querem se exibir, serem vistos e até ficarem famosos nas redes sociais. A meta deles é ter muitos seguidores e principalmente fãs, são conhecidos atualmente como influencers. E toda essa influência, pode muito bem ser utilizada a favor da sua marca. Fazer parcerias e divulgações através de perfis selecionados, que tenham um diálogo direto com seu público alvo, é uma excelente forma de captar a audiência desejada.

 

  • Perseguidores de atenção

Se o usuário acabou de postar e já está contando os likes ou atualizando para ver se recebeu algum comentário, ele com certeza é um perseguidor de atenção. E acredite, as redes estão cheias deles. Por isso, não demore a responder os comentários e mensagens das suas redes sociais e sempre que possível lembre-se de retribuir os likes e interagir no perfil dos seguidores. Assim eles vão se sentir valorizados, e vão engajar muito mais no seu conteúdo.

 

  • Reclamões:

Quem nunca se deparou com um hater na internet, não é mesmo? Eles não gostam de nada, reclamam de tudo e parecem só engajar se for pra fazer algum tipo crítica maldosa. Não que não existam pessoas assim fora das redes sociais, mas na internet muitas pessoas se sentem confortáveis em ter esse tipo de comportamento desagradável, ainda que não se comportem assim pessoalmente.

A única maneira de lidar com esses usuários é com paciência e cautela. Tente conversar e identificar se o problema é real, e algo que pode ser resolvido, ou se ele está ali querendo apenas brigar. Se for esse o caso, apague ou denuncie o comentário e bloqueie e pessoa. Vale a velha regra na internet “ não alimente os trolls”.

 

  • Fantasmas

São pessoas que usam as redes sociais, mas desconfiam muito e não se sentem seguras. A sua maneira de proteger seus dados é criando perfis anônimos sem qualquer informação. Para estabelecer uma relação com eles é preciso sempre ser transparente, se mostrar honesto quanto ao uso de seus dados online e preocupado com as questões relativas à segurança na internet. Só assim eles vão ver a sua marca como aliada e confiável.

  • Substituídos

Diferente dos fantasmas eles não criam perfil sem informações, mas com personalidades falsas, identidades diferentes das suas para que não possam ser identificados. Seja para stalkear outros usuários ou para fins ilícitos é preciso prestar muita atenção na interação gerada por esse tipo de perfil, afinal nunca se sabe qual a real intenção. A melhor maneira de lidar é evitar o contato direto, e a qualquer sinal suspeito denuncie e bloqueie o perfil.

 

Agora que você já conhece os tipos de usuários das redes sociais, que tal produzir conteúdo de forma estratégica para atrair mais clientes e gerar mais lucro para sua empresa?

Se precisar de ajuda, pode contar com a Akademy. Somos especialistas no assunto e temos várias soluções que vão te ajudar a impulsionar seu negócio usando as redes sociais!

 

+55 12 99249-4349

atendimento@akademy.com.br

https://www.facebook.com/akademy.br

https://www.instagram.com/akademy.br

 

Nenhum comentário

Publique um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.