Saiba como utilizar a técnica no seu conteúdo e cativar seu público
O ser humano é naturalmente um contador de histórias, a milhares de anos que as pessoas se reúnem para ouvir e contar boas histórias. E passando por milhares de gerações, essa arte continua sendo usada cotidianamente na Tv, no cinema e claro nas redes sociais também.
As narrativas tem o poder de cativar o público e despertar emoções, por fazer com que a pessoa se sinta parte do que está sendo contado. Por isso, uma excelente estratégia para utilizar no desenvolvimento do seu conteúdo é o Storytelling.
Mas, o que é Storytteling?
Numa tradução livre, “Story” significa história e “telling”, contar. Ou seja, Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias.
Muitas vezes a forma de se contar é muito mais importante do que a história a ser contada em si. Por exemplo, pense na história de um menino magro que resolve praticar um esporte para se defender do bullying no colégio e vence um campeonato juvenil, nada de mais não é mesmo? Bom, essa é basicamente a história de Karate Kid e de outra dezena de filmes infanto juvenis que ganharam bilhões de dólares em Hollywood.
A maneira mais básica é usar uma história real ou fictícia como exemplo do que você gostaria de comunicar, como fizemos acima. Outra maneira bem simples é inventar uma pequena história que leve a mensagem que você quer passar.
Porém toda narrativa é uma forma de storytelling, mas nem todo storytelling precisa ser uma narrativa. E é dessa maneira que ele é usado na produção de conteúdo em mídias sociais, por exemplo.
Para utilizar o storytelling de uma forma menos explicita basta entender os 5 componentes básicos que devem ser utilizados:
- Personagem: Não existe história sem personagens e também não existe identificação se o público não se coloca no lugar dessa pessoa. Por isso uma das maneiras mais simples é colocá-lo diretamente nesse local, por exemplo “você já deve ter…”, “como você deve saber…”, etc.
- Conflito: Toda história precisa de emoção, aquilo que tira o personagem da sua posição de passividade. Essa motivação é o conflito, um problema que o público se identifique, por exemplo.
- Mensagem: é o que você pretende comunicar com o seu conteúdo, pode ser compre meu produto, entre em contato, acesse o site, leia o artigo no blog, infinitas possibilidades de mensagens a serem transmitidas por trás da narrativa.
- Tempo: De nada adianta ter todos os itens acima e não os organizar no texto de uma forma coerente e que os acontecimentos façam sentido, por isso é importante que você siga uma ordem cronológica com começo, meio e fim. Primeiro apresentando o personagem, depois inserindo o contexto e o conflito de maneira que isso passe a mensagem que deseja.
- Final feliz: Nada melhor para finalizar a sua história, pois essa é uma maneira simples que deixa o público com uma sensação de alivio e bem estar ao consumir o conteúdo. Lembre-se sempre de terminar o texto dando uma solução ao conflito, uma alternativa para o problema e despertando bons sentimentos na sua audiência.
Mas entre tantos conteúdos como você pode fazer o seu Strorytelling se destacar?Criatividade é a palavra-chave!
Muitas vezes a mesma história é contada diversas vezes mudando apenas alguns detalhes, e ainda assim são um sucesso. O que muda é que aquela maneira especifica com que ela foi contada despertou a curiosidade e gerou sentimentos profundos no público.
O Storytelling deve ser usado como uma estratégia para planejar o seu conteúdo como um todo. O seu público deve ser levado por meio dele nessa jornada através das suas redes sociais, site etc.
E para isso você pode contar com os serviços da Akademy Marketing . Aqui, desenvolvemos uma pesquisa e análise do mercado, alinhado aos seus objetivos, definido um planejamento com estratégias para ajudar sua empresa a captar clientes. Desenvolvemos identidade visual, gerenciamento de redes sociais, marketing on-line e direcionamento de público, sites responsivos, técnicas de SEO, e outras estratégias de marketing digital que vão te ajudar na divulgação dos seus produtos ou serviços.
Ficou interessado? Então entre em contato e saiba mais!
+55 12 99249-4349