Como aumentar a percepção de valor do seu produto ou serviço

Como aumentar a percepção de valor do seu produto ou serviço


Saiba como fazer o público ter uma boa visão sobre a sua marca

 

Você, como empreendedor, já deve estar ciente de que pessoas não adquirem produtos apenas pelo seu preço, certo?! O verdadeiro valor do produto está na percepção que o cliente tem dele, e isto está além do preço. Fatores como exclusividade, personalização e experiência do cliente são responsáveis por expandir a percepção de valor dentro do seu negócio.

Um case de sucesso mundialmente famoso em relação à percepção de valor é o iPhone, celular criado pela empresa estadunidense de tecnologia Apple. Mesmo com seu preço de venda acima da média, é um dos aparelhos de telefonia mais populares do mundo e conta uma legião de fãs que o defende e exalta. A Apple não oferece apenas um celular, mas um produto que acompanha alguns valores percebidos e valorizados pelo público, como por exemplo:

 

a- Exclusividade: os aparelhos iPhone são mais caros que a maioria dos celulares, e isso por si só já o torna mais difícil de ser comprado por todas as pessoas, então quem tem condições financeiras para comprá-lo, é visto como uma pessoa de sucesso. Além disso, diversas outras marcas de celulares desenvolvem aparelhos que operam como sistema Android, enquanto a Apple aposta no iOS, sistema próprio e patenteado, visto como tecnicamente superior ao seu concorrente.

 

b- Estilo de vida: por conta da globalização e popularização das mídias sociais e Internet, o mundo todo tem acesso à cultura, arte e moda dos Estados Unidos. A potência é um dos países mais influentes do mundo, e com seus filmes, séries, influencers, faz com que pessoas de todo o globo queiram fazer parte do estilo de vida americano.

 

A percepção de valor não surge rapidamente; é preciso criá-la na mente do seu público, para que ele entenda que você não oferece apenas um produto ou serviço comum. O consumidor deve olhar seu produto e logo saber que a melhor decisão é comprar ele, e não o produto da concorrência.

Oferecer um produto que tem valores agregados além das suas funções comuns é um ponto chave para alavancar seu negócio, e é isso que vamos lhe ensinar neste post:

 

1- Aposte em diferentes formas de aplicação

Alguns produtos são muito versáteis e oferecem diversas formas de aplicação e utilidades no dia a dia. Se o seu produto é multifuncional, deixe seu cliente saber! Melhor do que comprar um produto de qualidade, é ter a possibilidade de utilizá-lo com várias finalidades. Isso dá ao cliente uma percepção de que está pagando por apenas um produto, mas levando vários.

 

2- Apresente cases de sucesso

Uma boa estratégia de Marketing é expor feedbacks positivos dados pelos próprios clientes. Sejam as notas que um consumidor deu para o produto em seu market place, ou um comentário elogioso que recebeu pelas redes sociais, essas boas avaliações ampliam a percepção de valor pelo público, que passam a confiar mais em sua marca por ver que outras pessoas também confiaram e tiveram experiências positivas.

 

3- Ofereça assistência e pós-venda

Após a finalização de uma venda, é importante que a empresa ofereça suporte ao consumidor para que ele se adapte ao novo serviço ou produto que adquiriu, possa esclarecer dúvidas e tenha seus feedbacks ouvidos e levados em consideração. Dessa forma, o cliente percebe que sua marca se preocupa com toda a experiência do cliente, e não apenas em fazer uma venda única.

 

4- Disponibilize free trials

Free trials podem ser períodos de testes de um serviço, amostras grátis de um produto ou qualquer outra estratégia que permita que um cliente em potencial experimente seu produto e o conheça melhor. É uma chance que você tem de conquistar um novo cliente, mostrando tudo o que sua marca oferece.

 

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