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Como adequar o conteúdo as Personas?

Entenda não só como falar a língua do seu cliente, mas como dizer aquilo que ele quer e precisa ouvir.

Já reparou como tem alguns conteúdos que parecem ler seus pensamentos, enquanto outros são tão genéricos que passam batido?

Isso não acontece atoa, uma boa produção de conteúdo no marketing digital é focada nas personas. E essa adequação vai muito além do uso da linguagem, embora isso também seja importante, passando pela sugestão de pautas, produção de conteúdo e até mesmo escolha dos formatos e canais de comunicação.

Mas, para se fazer isso é preciso além da análise dessa persona, se colocar em seu lugar para entender de que maneira o conteúdo vai dialogar e garantir a qualidade desse texto e a adequação da pauta.

O que são Personas?

Diferente do público alvo, são arquétipos de clientes reais que ajudam profissionais de marketing a elaborar estratégias para promover seus produtos e serviços.

Através delas podemos entender os desejos e desafios que motivam esse cliente, comportamentos tanto online quanto offline, linguagem utilizada, meios de comunicação que consomem, etc.

Com base nessas informações é possível tomar uma série de decisões, assim como desenvolver inúmeras estratégias de marketing digital.

Como por exemplo, sugerir pautas e produzir conteúdo adequados a local onde essa persona se encontra dentro do funil de vendas, levando aos serviços e produto oferecidos pela empresa.

Usando essas informações na prática:

Para exemplificar, vamos imaginar que o conteúdo a ser criado é referente a uma empresa de dedetização e usar um exemplo de persona:


Carla
46 anos, Professora e Mãe
Mídias: Troca muitas mensagens por grupos de WhatsApp, usa o Facebook e um pouco do Instagram. Ainda é consumidora de veículos mais tradicionais, assistindo a TV aberta e ouvindo o rádio quando está no trânsito. Tem assinatura em uma revista mensal sobre educação.
Desafios: Gerenciar bem o seu tempo e conciliar o crescimento profissional com as tarefas domesticas.
Objetivos: Viver mais momentos de lazer e diversão junto com a família.

Logo de cara, podemos ver que Carla é uma pessoa com um certo grau de instrução, mas com pouco tempo livre. Também sabemos que ela é influenciada pela opinião da sua rede de contatos, e que compartilha muitas informações através de grupos no WhatsApp e Facebook. Não temos nenhuma informação que indique que a ela está precisando de serviços de dedetização, mas sabemos que é preocupada com o bem estar da família.

Podemos identificar, através dessas informações, que ela se enquadra o topo do nosso funil de vendas. E precisa descobrir a empresa, seus produtos e benefícios, para a partir daí iniciar um diálogo que estabeleça uma necessidade, depois oferecer a solução e só no final partir para a decisão de compra.

Não faz sentido, por exemplo, pensar em um conteúdo mostrando descontos ou promoções logo de cara, já que ela nem sequer está buscando esse serviço.

E se à primeira vista podemos dizer que um artigo cientifico chamaria a sua atenção, numa observação mais detalhada podemos levantar a questão de se em meio a tantas atividades do cotidiano, ela teria tempo para ler.

Como resolver essa questão então?

A questão do tempo pode ser resolvida trocando o artigo cientifico por um post em formato de lista, por exemplo, assim as informações estariam presentes, mas de forma resumida e para uma leitura mais rápida.

E se ela tem essa preocupação com a família, porque não aproveitar? Com conteúdo como “Mantenha sua família protegida das pragas domesticas” ou ainda “Os beneficios da dedetização para o bem estar da sua família”.

Esse é apenas um exemplo, o ideal é produzir conteúdo que evoluam acompanhando sua trajetória, e direcionando até as vendas. Então, porque não pensar também em um cupom de desconto, ou parceria com negócio local, que promova uma atividade recreativa para essa família enquanto ela espera pelo serviço de dedetização? Assim você soluciona 2 problemas do seu cliente de uma única vez, além de criar um diferencial em relação as outras marcas.

Isso sem falar em outras ações como: oferecer opções de orçamento rápido, atendimento com horários personalizados e flexíveis, programa de pontos por indicação de outros clientes, etc.

A partir da persona é possível elaborar de forma consciente e eficaz inúmeras estratégias que resultem em mais vendas e lucro para sua empresa.

E para isso você pode contar com os serviços da Akademy Marketing . Aqui, desenvolvemos uma pesquisa e análise do mercado, alinhado aos seus objetivos, definido um planejamento com estratégias para ajudar sua empresa a captar clientes. Desenvolvemos identidade visual, gerenciamento de redes sociais, marketing on-line e direcionamento de público, sites responsivos, técnicas de SEO, e outras estratégias de marketing digital que vão te ajudar na divulgação dos seus produtos ou serviços.

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