fbpx

Automotivar. Uma dúzia de formas de fazer isso.

Você se sente animado a realizar todas as atividades que lhe surgem?

Muitos de nós, às vezes, precisamos de ajuda para nos sentirmos motivados. Por conta disso, pode ser muito frustrante sabermos que temos que realizar algo, mas nós simplesmente não conseguimos superar o desânimo e darmos início à essa determinada atividade. Contudo, há uma forma que pode ajudar a lidar melhor com isso. Ou falando de outra forma, automotivar-se.

Antes de mais nada, vamos rapidamente entender os dois tipos básicos de motivação:

  • Motivação intrínseca – Isto é, quando você é motivado por fatores “internos” para atender às suas próprias necessidades pessoais. A maioria das diversões e atividades de lazer são baseadas em motivação intrínseca. Nós a realizamos porque gostamos delas, não porque é preciso.
  • Motivação extrínseca – Isto é, quando você é motivado por fatores “externos” que são gerados ou controlados por outras pessoas, por exemplo, pelo salário ou pela aprovação. Nosso trabalho é geralmente baseado em motivação extrínseca, apesar de haver alguma motivação intrínseca envolvida se você gosta de alguns ou muitos aspectos do que você faz.

Assim como existem dois tipos de motivação, há duas principais estratégias para motivar a si mesmo:

– Realizar a atividade mais intrinsecamente interessante e gratificante.

– Gerar as próprias recompensas extrínsecas.

Usar uma combinação de ambas é muitas vezes a maneira mais eficaz de motivar-se. Então, você tem que encontrar motivações intrínseca e extrínseca adicionais para realizar ou concluir essas atividades indesejadas​. Aqui estão algumas táticas que você pode usar motivar-se:

  1. Mude sua atitude e abordagem sobre atividades indesejadas ​​- Por exemplo, o ato de reorganizar seu arquivo de documentos pode não ser motivador por si próprio. Mas se ver, ou ser visto, como alguém competente e organizado pode gerar a motivação intrínseca necessária para você. Ao enxergar desta forma, por exemplo, você pode vincular a atividade com o atendimento às suas necessidades.
  2. Pense sobre o grande propósito desta atividade – Às vezes, você pode pensar que seu trabalho é inútil, então porque se preocupar para fazer as coisas? Uma ótima maneira de aumentar a automotivação é listar todos os resultados positivos de seu trabalho. Se você está na equipe de limpeza em um hospital, em última análise, o seu trabalho mantém os pacientes seguros contra germes e doenças. O que é um grande feito e responsabilidade.
  3. Estabeleça metas – Ao desenvolver as metas você passa a saber exatamente o que você precisa fazer para alcançar o que você deseja na vida. Então, ao olhar para este “quadro maior”, você será capaz de ver como essas atividades indesejáveis ​​podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos, e você será capaz de ver “o que há de interessante nele para você” para concluir essas atividades.
  4. Divida as tarefas em partes menores – Organizar todo o arquivo de documentos pode ser uma atividade muito grande para ser feita de uma só vez. Comece em ordem alfabética, ou com a primeira seção de documentos. Então, quando você completar o primeiro grupo, você poderá usar o sucesso com essas atividades menores para motivá-lo a concluir as restantes.
  5. Gere responsabilidade – Diga a seus colegas, familiares ou gerente que irá realizar tal atividade. Saber que alguém está contando com que você a conclua poderá ajudar a motivá-lo.
  6. Desenvolva ou melhore a sua gestão do tempo – Aprenda a ter o controle do seu tempo (veja o teste – Gestão do Tempo), e a criar uma programação ou agenda que ajude você a fazer as coisas de forma mais eficiente.
  7. Não procrastine – Quando a baixa motivação e procrastinação acontecem em conjunto, pode ser duplamente difícil realizar atividades.
  8. Recompense-se – Faça um acordo consigo mesmo para se dar uma recompensa quando completar uma atividade específica. Por exemplo, comprar um livro ou outro pequeno presente que deseje quando completar atividades menores, ou fazer uma viagem ou ir a jantar ou evento com pessoas que considera especiais, quando você concluir uma de maior importância.
  9. Amedronte-se com as consequências negativas de não realizar a atividade – Se a não realização da atividade irá compromete-lo com seu chefe, por exemplo, foque nisso, e corra em realiza-la!
  10. Troque a atividade com um colega – Talvez você possa trocar sua atividade indesejável com alguém que não se importe realiza-la, e você pode fazer alguma coisa para essa pessoa em troca. Use as necessidades, interesses e talentos uns dos outros, para trabalhar de forma mais eficiente.
  11. Cerque-se de pensamentos e pessoas positivas – O pensamento positivo é muito poderoso. Apenas reafirmar a si mesmo que consegue realizar algo, é muitas vezes, tudo o que você precisa para começar. E quando você está rodeado de outras pessoas positivas, elas irão apoia-lo e incentivá-lo a continuar tentando.
  12. Crie uma lista de ​​realizações – Use-a para registrar todas as vezes que você for capaz de motivar-se em concluir uma atividade ou mover-se em direção a isso. O registro pode inspirá-lo na próxima vez que precisar de alguma motivação extra.

E então? Você está automotivado? Faça o nosso teste Você está Motivado para entender melhor seus atuais níveis de motivação.

decor

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.