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7 princípios do processo de vendas de sucesso

Vender é uma atividade desafiadora. Na verdade, muitas pessoas têm até  medo de vender. O que dirá ter isso como profissão?! O fato é que vendas é uma das atividade que mais gera emprego, porque sem um vendedor, o produto ou serviço que procuramos não chega às mão dos clientes.

Logo, é preciso dominar esta arte, ou melhor, processo. Abaixo você pode ter uma visão bem simplificada do processo de vendas. Contudo ela é bem objetiva e irá te ajudar a se organizar para não perder nenhuma venda.

Siga esses passos, seja disciplinado e observador e seja um vendedor melhor a cada interação com o seu cliente.

1 – Segmente seu mercado.
Você deve definir precisamente quem é o seu cliente ideal. Identifique características como: desejos, ambições, esperanças e aspirações.

Pergunte-se: “Por que ele compraria de mim e não do meu concorrente?”

2 – Busque sempre novos clientes.
Você deve manter seu cadastro de vendas cheio. Quanto maior for a quantidade e a qualidade dos clientes potenciais com que você trabalha, maior a probabilidade de você ter as vendas que precisa no futuro.

Pergunte-se: “Que outros clientes potenciais poderiam se beneficiar do meu produto ou serviço?“

3 – Defina uma estratégia de relacionamento com o cliente.
Antes do seu produto ou serviço, seu cliente busca um relacionamento baseado em troca, atenção e confiança. Identifique a necessidade que o motiva e a atenda.

Pergunte-se: “Quais são os maiores benefícios dos quais meu cliente potencial desfrutaria em um relacionamento de alta qualidade comigo?“

4 – Identifique precisamente uma necessidade do seu cliente potencial a ser atendida pelo seu produto ou serviço.
Os clientes compram pelas razões deles, não pelas suas. A tática mais importante é descobrir os verdadeiros problemas ou necessidades do cliente potencial que o seu produto ou serviço pode resolver ou satisfazer.

Pergunte-se: “Que tipos de problemas ou frustrações o meu cliente potencial está experimentando?“

5 – Desenvolva uma apresentação estruturada com objetivo definido.
É durante a apresentação que você transforma um cliente potencial cético ou relutante em um cliente comprometido. Uma apresentação eficaz é determinante para o sucesso da venda.

Pergunte-se: “Como posso me posicionar de forma positiva e passar credibilidade para o meu cliente potencial?“

6 – Antecipe objeções.
Os clientes estão mais céticos, desconfiados e cuidadosos com seu tempo e dinheiro e a sua capacidade para lidar com estas questões e preocupações é fundamental para o sucesso da sua venda.

Pergunte-se: “Quais são as possíveis objeções que meus clientes potenciais levantariam?“

7 – Defina uma forma para conduzir o diálogo de venda e obter um fechamento imediato.
A capacidade de conseguir que seu cliente potencial tome uma firme decisão de compra é fundamental nesse momento. Você deve efetuar o fechamento de forma a não deixar todas as iniciativas nas mãos do seu cliente potencial.

Pergunte-se: “O que eu posso fazer ou dizer para reduzir o estresse do comprador antes de concluir a venda?“

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