Este ano, milhões de pessoas são esperadas para fazerem compras na Black Friday e nos dias que a seguem. Mas, na esperança de tirar partido dessas vendas, os lojistas estão se aproveitando dos consumidores?

De supermercados a lojas de departamento, os pontos de venda são cuidadosamente projetados para fazer você gastar o máximo de dinheiro possível.

Se você quiser encarar os varejistas no seu próprio jogo, então é melhor você aprender como eles pensam. Veja suas principais estratégias:

  1. Uma grande e convidativa placa de “PROMOÇÃO” ajuda a levar as pessoas à loja, onde eles estão propensos a comprar itens que não estão em promoção.
  2. Uma vez que você entra na loja, há o carrinho de compras. Esta invenção foi concebida no final de 1930 para ajudar os clientes a fazer compras maiores com mais facilidade.
  3. Nos supermercados, os produtos com altas margens como arranjos florais e produtos frescos e elaborados são colocados perto da porta da frente, para que você os encontre quando seu carrinho está vazio e o seu estado de espírito está elevado.
  4. Arranjos florais e produtos frescos e elaborados também estão perto da frente das lojas, porque seus aromas atraentes ativam as glândulas salivares, tornando-o mais propenso a comprar por impulso.
  5. Supermercados gostam de se esconder produtos lácteos e outros itens essenciais nas prateleiras mais ao fundo da loja, obrigando-o a passar por toda a loja para alcançá-los.
  6. Uma vez que os clientes começam a andar pelo labirinto de corredores da loja, eles são condicionados a andarem olhando de cima para baixo em cada um deles, sem se desviar.
  7. A maioria das lojas guiam os clientes da direita para a esquerda. Isto, combinado com o fato de que a mão de trânsito é nesse sentido, torna as pessoas mais propensas a adquirirem itens no lado direito do corredor.
  8. Qualquer coisa que uma loja realmente deseja que seus clientes comprem é colocada ao nível dos olhos. Particularmente itens favorecidos são destacados nas extremidades dos corredores.
  9. Há também o nível dos olhos das crianças. Este é o lugar onde as lojas colocam brinquedos, jogos, cereais açucarados, doces e outros itens que uma criança irá ver e implorar a seus pais para comprar.
  10. Estações de exposição e demonstração e expositores diferenciados farão com que você ande mais devagar enquanto lhe expõem novos produtos.
  11. As lojas também desejam que os itens sejam de fácil acesso. Pesquisas mostram que tocar os produtos aumenta a chance de uma compra.
  12. A cor afeta os compradores também. As pessoas são atraídas para as lojas por tons quentes, como vermelhos, laranjas e amarelos, mas uma vez lá dentro, cores frias como azul e verde incentiva-os a gastarem mais.
  13. Estudos mostram que uma música suave faz as pessoas comprarem de maneira mais relaxada e gastarem mais. Música alta apressa-os por entre a loja e não afeta as vendas. A música clássica incentiva compras mais caras.
  14. O tamanho da loja também afeta. Em lugares lotados, as pessoas gastam menos tempo comprando, fazem menos compras (planejadas e impulsivas), e se sentem menos confortáveis.
  15. As lojas não tentam apenas seduzi-lo com as promoções, elas também as fazem por tempo limitado para aumentar o seu senso de urgência em fazer uma compra.
  16. A área mais rentável da loja é a fila dos caixas. As Lojas apelam aos clientes que sucumbem às prateleiras de doces e revistas enquanto esperam.
  17. Finalmente, há o onipresente cartão “cliente especial”. Este cartão dá ao cliente ofertas de ocasião, em troca de sua lealdade e de seus dados pessoais valiosos.

Este artigo é uma tradução livre de matéria publicada no site businessinsider. A versão origina pode ser vista em: http://www.businessinsider.com/tricks-stores-use-to-make-you-spend-more-money-2014-11?op=1

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