Este ano, milhões de pessoas são esperadas para fazerem compras na Black Friday e nos dias que a seguem. Mas, na esperança de tirar partido dessas vendas, os lojistas estão se aproveitando dos consumidores?
De supermercados a lojas de departamento, os pontos de venda são cuidadosamente projetados para fazer você gastar o máximo de dinheiro possível.
Se você quiser encarar os varejistas no seu próprio jogo, então é melhor você aprender como eles pensam. Veja suas principais estratégias:
- Uma grande e convidativa placa de “PROMOÇÃO” ajuda a levar as pessoas à loja, onde eles estão propensos a comprar itens que não estão em promoção.
- Uma vez que você entra na loja, há o carrinho de compras. Esta invenção foi concebida no final de 1930 para ajudar os clientes a fazer compras maiores com mais facilidade.
- Nos supermercados, os produtos com altas margens como arranjos florais e produtos frescos e elaborados são colocados perto da porta da frente, para que você os encontre quando seu carrinho está vazio e o seu estado de espírito está elevado.
- Arranjos florais e produtos frescos e elaborados também estão perto da frente das lojas, porque seus aromas atraentes ativam as glândulas salivares, tornando-o mais propenso a comprar por impulso.
- Supermercados gostam de se esconder produtos lácteos e outros itens essenciais nas prateleiras mais ao fundo da loja, obrigando-o a passar por toda a loja para alcançá-los.
- Uma vez que os clientes começam a andar pelo labirinto de corredores da loja, eles são condicionados a andarem olhando de cima para baixo em cada um deles, sem se desviar.
- A maioria das lojas guiam os clientes da direita para a esquerda. Isto, combinado com o fato de que a mão de trânsito é nesse sentido, torna as pessoas mais propensas a adquirirem itens no lado direito do corredor.
- Qualquer coisa que uma loja realmente deseja que seus clientes comprem é colocada ao nível dos olhos. Particularmente itens favorecidos são destacados nas extremidades dos corredores.
- Há também o nível dos olhos das crianças. Este é o lugar onde as lojas colocam brinquedos, jogos, cereais açucarados, doces e outros itens que uma criança irá ver e implorar a seus pais para comprar.
- Estações de exposição e demonstração e expositores diferenciados farão com que você ande mais devagar enquanto lhe expõem novos produtos.
- As lojas também desejam que os itens sejam de fácil acesso. Pesquisas mostram que tocar os produtos aumenta a chance de uma compra.
- A cor afeta os compradores também. As pessoas são atraídas para as lojas por tons quentes, como vermelhos, laranjas e amarelos, mas uma vez lá dentro, cores frias como azul e verde incentiva-os a gastarem mais.
- Estudos mostram que uma música suave faz as pessoas comprarem de maneira mais relaxada e gastarem mais. Música alta apressa-os por entre a loja e não afeta as vendas. A música clássica incentiva compras mais caras.
- O tamanho da loja também afeta. Em lugares lotados, as pessoas gastam menos tempo comprando, fazem menos compras (planejadas e impulsivas), e se sentem menos confortáveis.
- As lojas não tentam apenas seduzi-lo com as promoções, elas também as fazem por tempo limitado para aumentar o seu senso de urgência em fazer uma compra.
- A área mais rentável da loja é a fila dos caixas. As Lojas apelam aos clientes que sucumbem às prateleiras de doces e revistas enquanto esperam.
- Finalmente, há o onipresente cartão “cliente especial”. Este cartão dá ao cliente ofertas de ocasião, em troca de sua lealdade e de seus dados pessoais valiosos.
Este artigo é uma tradução livre de matéria publicada no site businessinsider. A versão origina pode ser vista em: http://www.businessinsider.com/tricks-stores-use-to-make-you-spend-more-money-2014-11?op=1